Lifting Facial
O envelhecimento facial se deve a inúmeros fatores, hábitos, genética, gravidade, levando a alterações na pele, gordura, musculatura e ossos faciais.
Como resultado temos o descenso destas estruturas esvaziando a face superior e causando acúmulos inestéticos na face inferior e pescoço.
A cirurgia da face evoluiu muito de alguns anos para cá mas continua sendo uma cirurgia de detalhes, detalhes esses que definem os bons resultados e a naturalidade desejada.
As abordagens da testa mudaram das cirurgias coronais (incisão de orelha a orelha) para a videoendoscopia, sendo muito tratada também com o Botox®. Sobre a cirurgia das pálpebras trataremos em outra postagem.
Muita atenção tem sido dada à reposição de tecido perdido ou reabsorvido na região. Cabem aqui os enxertos de gordura e diversos produtos disponíveis com finalidades específicas.
Sobre a cirurgia da face propriamente dita, grandes incisões com descolamentos de pele extensos e tração exagerada da mesma resultavam em faces esticadas sem naturalidade, muitas vezes com tração de comissura labial.
As incisões mudaram e hoje são mais bem planejadas e localizadas, o descolamento é mais restrito e a tração é feita principalmente na musculatura profunda, conseguindo assim reposicionar os tecidos com naturalidade sem distorcer as estruturas.
O excedente de pele é retirado sem grande tensão conferindo naturalidade à face.
Detalhes cirúrgicos, tipos de incisão, localização da incisão a fim de preservar o pé do cabelo na frente e atrás da orelha, uso de cola biológica para melhor aderência das estruturas descoladas e plástica dos lóbulos evitando distorção dos mesmos são alguns dos detalhes que diferenciam este tipo de cirurgia.
Tire suas dúvidas com seu cirurgião.